Justiça

Varas do Foro de Pelotas receberão reconhecimento

6ª vara Cível Especializada em fazenda Pública e Vara do Juizado Especial Cível ganharão o Selo Mérito Justiça Gaúcha

Carlos Queiroz -

A 6ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública e a Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Pelotas receberão, na próxima segunda-feira, o Selo Mérito Justiça Gaúcha. A homenagem é pelo cumprimento das metas 1 e 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destinadas às unidades que julgaram maior número de processos de conhecimento do que os distribuídos, tendo como parâmetro os números de 2016, e aquelas que julgaram processos mais antigos, tendo identificado e apreciado até o final do ano 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2012.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, e a corregedora geral da Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, virão a Pelotas para a entrega do prêmio, marcada para as 17h30min no Salão do Júri do Foro. O selo foi instituído em setembro do ano passado. Serão premiadas também a Vara Judicial da Comarca de Pinheiro Machado, a 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Grande, a 3ª Vara Cível da Comarca de Rio Grande, a Vara do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Rio Grande e a 2ª Vara Judicial da Comarca de São Lourenço do Sul.

O titular da 6ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública, Luiz Antônio Saud Teles, considera que o selo traduz o reconhecimento à equipe do trabalho cartorário, estrutura disponibilizada pelo TJ/RS à unidade e especialmente ao consenso dos juízes da Comarca, que em 2012 resolveram transformar a 4ª Vara Cível também em Vara da Fazenda Pública. Era uma Vara com 24 mil processos e hoje tem 14 mil. Atende demandas da área da saúde.

Para a juíza Maria Helena Ribeiro da Silveira, da Vara do Juizado Especial Cível, é uma premiação importante por ser de caráter nacional. Recorda que em 2014 o Juizado Especial Cível recebeu o prêmio do TJ/RS de Melhor Unidade Jurisdicional. Considera a homenagem de grande relevância, que se deve ao trabalho conjunto de uma equipe de juízes leigos, cartório, sendo um pessoal qualificado para o atendimento. A Vara tem a especialidade de atender as partes, com pedidos de até 20 salários mínimos. Recebe 480 mil processos/mês, sendo o maior ingresso em Pelotas. Tem atualmente 3,5 mil ações em andamento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após quatro anos, camarão irá voltar às redes Anterior

Após quatro anos, camarão irá voltar às redes

Saúde está em campo no primeiro Liraa de 2018 Próximo

Saúde está em campo no primeiro Liraa de 2018

Deixe seu comentário